12 novembro 2011

Os mestres

"Admiremos os grandes mestres, mas não os imitemos"
Victor Hugo in "Odes e Baladas"
 
Durante a nossa vida, vamos tendo vários mestres (ídolos, heróis, exemplos…o que lhe quisermos chamar). Enquanto uns vão estando ao nosso lado, ensinando, cuidando e apoiando em várias fases do nosso crescimento (pais ou exemplos paternais que tenhamos, por exemplo), outros, mesmo nunca tendo tido contacto directo connosco, servem de modelo de valores que gostamos de seguir (ídolos da música, do desporto, da religião, etc.).

Esses modelos que vamos tendo ao longo da vida são extremamente importantes, pois são eles que nos facilitam a aprendizagem do que é certo e errado, daquilo queremos ser e daquilo que queremos seguir. Mas, apenas servem para isso mesmo…para facilitar a aprendizagem.

Não devemos copiar o que os outros são, não devemos tentar ser uma cópia daquilo que gostaríamos ser. Ninguém é perfeito e temos que saber lidar com os nossos defeitos e perceber que, mais do que tudo, temos que ser nós mesmos e fortalecer uma personalidade forte e única, de preferência regida por bons valores morais (que é algo que está em vias de extinção neste mundo).


...Um discurso a fazer lembrar as composições da escola.

1 poesias :

mfc disse...

... mas é actual e importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;